quinta-feira, 25 de março de 2010

////

O que é o atelier Fátima Manzi?


Antes de mais nada é um espaço oportunizador de criações. Todos nós precisamos de um espaço neutro, onde haja tudo o que precisamos para oportunizar equilibração para que esquecendo das coisas que para trás ficam, possamos vivenciar novas experiências, sendo estas prazerosas, desafiadoras, e porque não dizermos de novas aprendizagens, com base na plasticidade cerebral, num mergulho criativo a um mundo plástico a ser descoberto, cheio de novas oportunidades de experiências, num convívio com materiais antes desconhecidos... O fascínio pelas cores e um nível elevado de motivação, faz brotar de nós mesmos algo desconhecido, que a partir daí começa a formar um novo ser.
No desenvolvimento da atividade plástica, múltiplas pulsões são estimuladas em consequência da diferença dos materiais sobre os quais se trabalha. As pulsões e as emoções próprias ao processo de criação são a causa e o efeito da aventura de criar. As leis da matéria constituem o real das experiências simbólicas frente ao qual o sujeito se rebela, manifesta sua raiva, luta, destrói, inventa novas estratégias, duvida, tenta, triunfando em fim. Toda meditação deste trabalho é de paixão, buscando despertar o novo ser por trás de cada ser.
Cada vez que o terreno da criatividade se mostra como um lugar de emoção e de desafio onde a criança assume o papel de autor, tal atividade ser-lhe-á proveitosa, onde eles encontram uma melhor imagem de si mesmos, no processo de elaboração da representação.
O ser humano é um eterno aprendiz. A modificabilidade humana não é apenas uma crença no seu potencial cognitivo, mas também um desafio e uma responsabilidade nossa.

0 Reactions to this post

Add Comment